Wednesday, July 25, 2007

Código Dercy

Mundo
ITALIANO DESCOBRE SUPOSTA IMAGEM DE DERCY
GONÇALVES NA SANTA CEIA


A musa de Da Vinci

da Efe Agá, em Roma

Um técnico de informática italiano afirma ter descoberto outra imagem oculta dentro do quadro "A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, no qual apareceriam diversas figuras - entre elas, a humorista Dercy Gonçalves. Um especialista, no entanto, chamou o descobrimento de "pura invenção".

Pesci Slavisa, de 36 anos, notou algo estranho no quadro enquanto folheava um suplemento da Caras na sala de espera do seu psiquiatra. Ele decidiu escanear a imagem e imprimi-la em um papel translúcido.

Depois, o técnico a colocou de novo sobre o quadro original e descobriu "um novo desenho, com outras imagens", explicou hoje, durante uma entrevista coletiva em Milão.

Slavisa, natural de Mântua, no norte da Itália, explicou que, na parte direita do quadro, aparece um sujeito parecido com o jornalista Lasier Martins, o cinegrafista "por aqui, Pederneiras", o adEvogado Luiz Pareto ("hein, meu filho?") e, no centro, a figura da humorista brasileira.

"Há uma coincidência de pontos que acho que não podem ser fruto de uma casualidade, mas um cálculo preciso de Leonardo", disse.

Slavisa afirmou que não sabe explicar qual pode ser o significado de sua descoberta, que, segundo ele, deve ser dado pelos "críticos e estudiosos da arte. A rigor seria isso".

O técnico repetiu o mesmo processo com outras obras de Leonardo da Vinci, inclusive com um auto-retrato, e disse que também descobriu uma nova imagem no quadro.

"Leonardo se divertia escondendo outras imagens em suas pinturas", afirmou. Slavisa ressaltou que o que ele apresentou agora foi notado por acaso, "algo que todos podem verificar de uma maneira muito simples".

O técnico afirmou que não é um fã de Dan Brown, autor de "O Código Da Vinci", nem um aficionado pelo pintor. Ele ressaltou ainda que um amigo o convenceu a patentear a descoberta antes de divulgá-la.

Vittorio Sgarbi, crítico de arte e assessor cultural de Milão, qualificou as novas informações de "pura invenção".

Sgarbi alegou que é impossível que haja no famoso quadro de Leonardo "desenhos de pessoas diferentes das que podem ser vistas".

1 comment:

LukeNet said...

Hoax...
Take a look:
http://voip-tech.blogspot.com/2007/07/da-pesci-code.html