Tuesday, July 17, 2007

E se o Pan fosse no RS?

E se os jogos Pan-Americanos fossem realizados no Rio Grande do Sul, quais seriam as modalidades esportivas? O Pato Macho foi a fundo e descobriu as modalidades mais gaudérias de todos os tempos:

Jogo do osso - Aqui no sul não tem espaço para boliche, ainda que se jogue bocha na serra - que é esporte de gringo polenteiro -, no pampa a modalidade é jogo do osso. E com o revólver na cintura para não haver qualquer tipo de roubalheira.

Tiro de laço - Da lida diária do peão, o tiro de laço começa a ser praticado desde os seis ano de idade. Na competição, só poderam disputar a Guaiaca de Ouro jovens com mais de 15 anos. Tiro de laço substitui o tiro de arco, que é coisa de viadinho que quer dar uma de Robin Hood.

Arremesso de bosta - Modalidade esportiva que substitui o arremesso de peso. Exige alta técnica para que a bosta não se desmanche durante o arremesso. Também não pode ser praticada com luvas - que é coisa de viado. O atleta tem que sujar a mão mesmo.

Gineteada - No RS não tem prova de adestramento, em que o cavalo aparece cheio de fricotes e enfeites. A prova gaúcha é no pêlo duro, sem rédeas e sem sela. E Baloê de la Ruê la putêqueopariô.

Luta de adaga e de facão três listras - Aquela coisa de esgrima, com roupinha especial e máscara é coisa de bichona. Aqui é luta de adaga com a mão que está sem faca enrolada no pala. Substitui o sabre. E para substituir a espada ou o florete (que nomezinho mais gay), lançamos o duelo de facões, com direito a cirurgia de reimplante de braço.

Futebol campeiro - Nesta modalidade, o campo oficial é um cercado embarrado onde o atleta adentra de bombacha e bota. Lá dentro do cercado há um touro solto, que pode atacar qualquer atleta sem que haja falta. Substituições são permitidas somente se o atleta sair desacordado.

Perseguição ao porco - Modalidade atlética para mostrar a agilidade dos atletas para tentar pegar um leitão no barro. Detalhe: os atletas praticam o esporte de pés descalços.

Tiro de funda - Modalidade praticada preferencialmente em Pelotas, usando os bichonas como alvo. Tiro na testa ou na cabeça vale dois pontos, na bunda vale cinco. Só se pode usar bolinhas de cinamomo como munição.

2 comments:

Marcelo said...

Faltou a trova olímpica, e a ginástica olímpica gaudéria solo, com boleadeiras e sapateando na lança...

Nildo Junior said...

Refaz o texto então.