Wednesday, June 08, 2005

É chato ser brasileiro!


ESPORTES
Argentina desaba diante do Brasil: 4 a 1
Seleção levou 1 a 0 no começo, mas mostrou que amistoso de luxo mesmo é Boca e River. Time de Parreira está classificado para a Copa do Mundo 2006

Marcelo Xavier / enviado especial do PATO MACHO à Buenos Aires

Com um desempenho irretocável nas duas etapas, o Brasil meteu quatro sonoros golaços na fraca Argentina e deu goleada de luxo em pleno Monumental de Nuñez, para o delírio dos 10 mil brasileiros que lotaram o estádio do River. Com a vitória, a Seleção Brasileira distancia-se da Argentina na liderança das Eliminatórias Sul-Americanas ao Mundial de 2006, com 30 pontos contra 28.

O festejado e propalado "quarteto fantástico" (Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Robinho e Adriano), que tanto sucesso fez no Beira-Rio contra um apático Paraguai, quase deu mostras que iria ruir diante de 70 mil espectadores argentinos, como queriam os "cretinos fundamentais" da imprensa. Tudo começou quando Crespo recebeu a bola livre na entrada da área e chutou rasteiro no canto esquerdo para fazer 1 a 0.

Mas a verdade veio à tona: a esperança de que, a partir dali, começasse a aparecer o talento dos craques brasileiros realmente deu as caras quando brilhou a estrela de Robinho, de excelente atuação em campo. Ele aproveitou falha da defesa e empatou o jogo, aos 15 da primeira etapa, com um belo arremate de fora da área.

Desestabilizado, o time de José Pekerman que, antes do jogo, havia chamado a partida de "amistoso de luxo", sentiu que a alma castelhana soçobrava diante da vultosa alma brasileira. Aos 40 minutos, Adriano ganhou a disputa com Ayala e desviou de cabeça para fazer 2 a 0. Foi o que bastou para perturbar completamente a equipe argentina. Dois minutos depois, em desespero, um covarde e pífio Sorín acertou um tapa escandaloso em Ronaldinho, após uma disputa no meio de campo. O árbitro uruguaio Gustavo Mendés mostrou que não era caseiro, e expulsou o lateral, que precisou ser retirado coma ajuda da Polícia. Em seu lance seguinte, Ronaldinho brilhou ao driblar quatro adversários e chutar a gol: era o terceiro. O primeiro tempo terminou com alguns princípios de briga. Desestabilizado, o time da casa esperava o pior.

A Argentina bem que tentou, e jogou excepcionalmente bem no segundo tempo, tentando encurralar os briosos visitantes em seu campo defensivo. Mas foi tudo em vão. Tensos, os "castelhanos" não conseguiam acertar três passes no meio de campo. Foi quando Robinho, novamente ele, depois de muita insistência, liquidou a fatura, aos 26min, com um gol de placa. A Argentina lutou até o final, continuou pressionando, já fazendo por merecer o segundo gol. Aos 39, quando Crespo chutou uma bola prensada na trave. Nem a entrada do cabrón Carlito adiantou alguma coisa. No meio da humilhação, a hinchada brasileira entoou os versos de Cuesta Abajo, tango de Gardel e Le Pera: "me arrstré por este mundo, la verguenza de haber sido y el dolor de ya no ser". Coitados. É que não adianta: esses castelhanos não ganham nem campeonato de cuspe.

A Argentina tenta, tenta, mas só o Brasil que é Penta.

Argentina: Abbondanzieri; Ayala, Coloccini e Heinze; Kily González, Mascherano, González (Zanetti), Riquelme e Sorín; Saviola (Tevez) e Crespo. Técnico: José Pekerman.

Brasil: Dida; Cafu, Juan, Roque Jr. e Roberto Carlos; Émerson, Zé Roberto, Kaká e Ronaldinho; Robinho (Renato) e Adriano. Técnico: Parreira. Árbitro: Gustavo Méndez (Ur.)

2 comments:

Nildo Junior said...

Marcelo, tu leste o meu pensamento e me copiou por antecipação. Eu iria fazer algo parecido, mas acho que não teria a tua sagacidade. Que golaço o último, o do Robinho, até o Maradona vai pedir para colocar uma placa no Monumental de Nuñes.

Marcelo said...

Foi realmente um gol mais bonito do que o do Carlos Alberto no Mexico, huehuehue...