Wednesday, September 19, 2007

Crime e Castigo

Música
PRODUTOR É CONDENADO À PRISÃO PERPÉTUA POR " LET IT BE"
Júri do caso Phil Spector não consegue chegar a acordo sobre assassinato e reviravolta no caso bota o pai do "Wall Of Sound" na cadeia

Mentiu pro tio, contou pro vô...

RÓITERS/PATO MACHO

LOS ANGELES, 18 Set 2007 (AFP) - Dessa vez, não houve dúvidas. Depois de uma novela que se arrastava há anos, onde os jurados do caso contra Phil Spector, que foi produtor dos Beatles, não chegavam a um acordo sobre a responsabilidade ou não do acusado na morte de Lana Clarkson, uma atriz de filmes B em 2003, mudaram de idéia. Os nove homens e três mulheres do juri que "anunciaram que não chegaram a um veredicto", conforme declarou o juiz Larry Fidler, presidente do tribunal, eram o bode na sala. Mas não por muito tempo: por conta disso, a Promotoria teve uma idéia brilhante e surpreendente para encurralar o produtor norte-americano. Resolveu acusá-lo de profanação e necrofilia do disco "Let It Be", dos Beatles, de 1970. Dessa vez, os jurados não tiveram dúvidas a respeito, e condenaram Spector incontinenti à pena perpétua. A público que acompanhava a sessão também vibrou muito, como se fosse a marcação de um "touchdown"...

"Foi a única forma de convencer a todos os 12 de alguma coisa", disse um exultante Fidler, que não agüentava mais a novela. " De alguma forma, a gente acaba fazendo justiça por pernas tortas. Afinal, o "Let It Be" ficou uma bela duma droga com aquela porcaria de "wall of sound", mesmo", explica. "Al Capone, que era Al Capone, não foi pego por sonegação de impostos?", perguntou.

A promotoria afirma que Spector passou de tods limites enxertando orquestras e corais nas músicas do quarteto de Liverpool, transformando o trabalho artesanal de estúdio num esquemão para tocar em rpadio jabaculê. A defesa sustentou que o produtor fez milagre em salvar aquele "disquinho vagabundo da gaveta". Mas não levou. Por unanimidade, agora Spector tem o resto da vida para fazer cursinho de canário no xilindró e se arrepender de suas estrepolias.

Era necessária uma decisão unânime dos 12 membros do júri, que desde o dia 10 de setembro delibera sobre este caso, para absolver ou declarar culpado Spector, de 67 anos, que está em liberdade desde que pagou fiança de 1 milhão de dólares.

Phil Spector é considerado o gênio por trás de sucessos como "Da Doo Ron Ron" e "You've Lost That Loving Feeling", que revolucionaram as técnicas de gravação durante os anos 60. O produtor trabalhou com artistas como John Lennon, Elvis Presley, The Ramones e George Harrison.

No comments: