Sunday, September 23, 2012

O Campeonato de Trova


Darcy Fagundes (de frente)

Nos anos 50, a antiga rádio Farroupilha apresentava o dominical noturno Grande Rodeio Coringa, líder de audiência onde quer que a voz marcante de Darcy Faguntes chegasse, como ele mesmo dizia, "à audiência espalhada por todo o Rio Grande e o sul de Santa Catarina".

Num daqueles domingos, o programa era transmitido diretamente da praça principal de São Leopoldo. A ocasião era especial: tratava-se da semi-final do campeonato estadual de trova.

Darcy então apresentou os duelistas. Um, de Santiago, e o outro, de São Jenôrimo. Com o sotaque carregado lá de Uruguaiana, Fagundes bradou:

- Toca a sanfona de uma vez, Osvaldinho! A gente quer aqui ver uma peleia e da braba!

Dada a largada, a gaita deu aquela introdução característica de trova, e deu-se a peleja. Contudo, ao invés da desdita, o público via que os dois participantes estavam meio travados, não indo além de mesuras chochas e sem provocações. Darcy interviu:

- Espere aí. Isso aqui tpa mais triste que carrancho em tronqueira. Tô achando que esses dois chirus aí tão meio envergonhados. A gente sabe que eles são do interior e é a primeira vez que eles chegam numa cidade grande como São Leopoldo e, de repente, eles ficaram meio tímidos em declamar para esse público gigantesco.

E, olhando para a dupla, com cara de paisagem, ele concluiu:

- O que esse pessoal aqui e o povo do Rio Grande e de Santa Catarina quer aqui é ouvir vocês se carneando, se pegando mesmo. Eles não querem esse jogo de gentilezas, querem guerra de foice, querem carga de cavalaria na coxilha! Vamos começar de novo, toca a gaita, Osvaldinho!


Os dois então continuaram. Agora acabaram as mesuras. Era um festival de farpas de todos os lados. Tua cidade só tem fresco, tua terra não tem gado, teu jeito é meio maricas. Eis que, na sua vez, o representante de São Jerônimo tascou:


Índio lá de Santiago
Hoje te boto os freio
Trepo em riba do teu lombo
Adespôs de te botá os arreio,
Te dou com o mango nas anca
E te deixou de cu vermeio!


Nesse momento a Farroupilha saiu do ar. Os ouvintes ouviam apenas um instrumental tipo a Copélia do Delibes de cortina. Até que, minutoa depois, vota a transmissão de São Leopoldo. Era a voz de um apalermado Darcy:

- Eu queria pedir desculpas aos nossos ouvintes, é que o índio de São Jerônimo é grosso demais. Meu amigo (falando para o trovador), comoo senhor me fala uma coisa assim?O senhor não vê que há autoridades cicis, militares e eclesiásticas na nossa audiência? E esse povo aqui, como eles ficam?

O índio grosso lá de São Jerônimo ouvia aquilo de cabeça baixa, consternado, pensando, "como eu pude?"

Darcy depois se diririu à audiência.


- Mas não se preocupem, já falei com os índios, e eles disseram que agora eles vão se comportar. E que continue a trova. Toca a sanfona, Osvaldo!

Lá foi o músico tocando os acordes característicos do desafio. Era agora a vez do participante de Santiago responder. Como acontece em toda trova, o mote da resposta é, necessariamente, o último verso do trovador anterior.


- Me deixa de cu vermeio....


A rádio saiu permanentemente do ar.



No comments: