Monday, March 26, 2012

Andar de Táxi

Deus sabe que eu andei de taxi ontem a noite. A verdade é que eu
estava desacostumado. Quando a gente fica muito tempo sem andar de
táxi, fica parecendo que cada vez é a primeira vez. E como eu vou
explicar que estou enferrujado para ela? Ainda mais ela tão bonita,
tão altaneira e tão desfrutável que já pegou tantos passageiros e foi
para tantos itinerários improváveis e misteriosos, e conhece todas as
ruas, praças e avenidas e becos sem saída que existem na cidade.

E mesmo que seja tão acostumada com tantos passageiros, ela sempre
consegue arranjar algum prazer em fazer algum percurso. Até fica com
um pouco de impaciência quando lida com pasageiros jovens e
inexperientes, até porque ela pode aproveitar a viagem além de se
divertir com o taxímetro. Mas eu vejo tanto amor que ela tem em seu
fluxo progressivo, em cada espaço, em cada quilômetro andado, e para
quem sempre pede carona de ônibus e sempre com o mesmo itinerário,
andar de táxi, ainda que amiúde, chega a ser um passeio ao sétimo céu
com minha desfrutável motorista.

Só acho que, às vezes, é sempre bom haver um certo grau de intimidade. Aí éuma outra vida dentro da vida, é um inefável salto no escuro.
Até para que saibamos o ritmo certo, a velocidade certa, como se
estivéssemos num rali Andar com várias só ajuda na experiência
acumulada, mas a intimidade nos permite saber se ela quer que corramos
mais rápido ou mais devagar, bem devagar, aproveitando toda a
paisagem, sentindo todo o vento úmido da noite em minha face, chegar aos estertores até o topo do mundo e morrer nas estrelas num espasmo de esgar e de espanto.

E isso que ela não era uma motorista qualquer, de uma viagem qualquer,
oh, ela é uma borboleta de tão diáfana em seu toque, tão melíflua em
seus gestos, tão delicada em cada volteio, como se eu estivesse sendo
caregado por uma wagneriana valquíria uma carruagem de fogo rumo ao
paraíso do Venusberg. Pena que a viagem é rápida e o preço faça com
que às vezes precisemos optar pela (velha e rápida) carona de ônibus de todo dia, como
sempre.

Mas Deus sabe que sempre há a inefável oportunidade de andar de táxi.

No comments: